Residência - Hospital San Julian
A Associação San Julian realiza no dia de hoje mais um processo seletivo de seu Programa de Residência Médica em Psiquiatria (PRM). O processo pedagógico visa a formação de médicos psiquiatras com competência teórica e prática para atuação nos mais diferentes cenários da saúde mental. Foram ao total 72 inscritos para a seleção de 6 vagas de residência devidamente registradas no MEC.
"O PRM completará neste ano 6 anos de existência, e terá formado, ao término do ano letivo final em fevereiro, 3 turmas ao total. A residência em psiquiatria conta com 3 anos de ensino teórico prático, com aumento progressivo da complexidade do ensino e dos cenários ao longo dos anos."
Atualmente, seja em sua estruturação interna, ou através de convênios com instituições parceiras, o PRM da Associação San Julian oferece estágios em Unidades de internamento integrais em transtornos mentais, dependências químicas e em unidade de adolescentes. Ambulatórios gerais e subespecializados de transtornos psicóticos, transtornos de humor, transtornos de ansiedade, dependências químicas, psiquiatria infantil, geriátrica, demências, psicoterapias, neurologia, erros inatos do metabolismo.
Também oferece estágios em equipamentos de saúde de interação interdisciplinar. Tais como centros de atenção psicossociais (CAPS), Consultório na Rua, interconsulta psiquiátrica em hospital clínico. Conta com a apropriação de novas tecnologias para a prática psiquiátrica, como estágios em neuroimagem, interação com a neuropsicologia, aplicação de quetamina e estimulação magnética transcraniana (EMT).
O repertório teórico dos 3 anos de formação é vasto e intensivo, com aulas uma ou duas vezes ao dia. Dentro do repertório são ministradas aulas expositivas, apresentações de casos clínicos, discussões de artigos científicos, leitura e discussões de capítulos de livros. Ao término do programa, o médico residente deve produzir e apresentar uma pesquisa, no formato de Trabalho de Conclusão de Curso.
O número de vagas ofertadas foi progressivamente aumentando, acompanhando o amadurecimento do Programa. Iniciou com 2 vagas, em 2016, aumentou para 4 em 2018, e neste ano, 2021, abre edital para 6 vagas.
A primeira fase do processo de seleção inicia hoje, com uma prova de conhecimentos teóricos, e terá continuidade com a segunda fase, de entrevista e arguição de currículo. Os 6 candidatos selecionados ingressarão o PRM da Associação San Julian no dia primeiro de março desse ano.
Os professores, preceptores, médicos residentes e demais profissionais do PRM em Psiquiatria da Associação San Julian desejam boa sorte aos médicos candidatos, e aguardam os aprovados com boas expectativas para o início da longa parceria de 3 anos.
________________________________
Notificações pelo Coordenador do Programa de Residência Médica Ricardo Sbalqueiro