Auxílio Emergencial e a Estruturação Hospitalar
O Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, publicou no dia 22 de maio de 2020 a
portaria n°1393/2020, que dispõe sobre o auxílio financeiro emergencial às Santas Casas e aos hospitais filantrópicos sem fins lucrativos, que participam de forma complementar do
Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de permitir-lhes atuar de forma coordenada no controle do avanço da pandemia da Covid -19.
Para além de ações que permitam o controle de avanço do vírus, tal portaria permitiu que o Hospital San Julian investisse em estruturação para melhor atender os pacientes e garantir segurança em um momento de tamanha incerteza e perigo.
"Vice-presidente do Hospital San Julian Meron Neto"
A aquisição da
ambulância hospitalar vem em encontro ao enfrentamento da Covid-19, pois temos
400 pacientes que têm necessidades como: transporte para outros hospitais para realização de exames ou para algum tipo de emergência. O transporte interno de pacientes garante segurança e agilidade para a qualidade no tratamento, e receber a ajuda pela portaria n°1393/2020 foi fundamental para garantir esse reforço estrutural em nosso Hospital.
Agradecemos ao Ministério da Saúde e ao Governador do Estado do Paraná com sua secretaria de saúde, pela disponibilização desse recurso e a todos que de uma forma ou de outra, colaboraram para que essa ação fosse possível. Entendemos que os ideais de uma Instituição do Terceiro Setor devem respeitar os princípios de
universalidade, equidade e integralidade.
A
universalidade afirma que a organização sem fins lucrativos deve garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de saúde oferecidos, independentemente de quaisquer características sociais ou pessoais - gênero, raça, profissão, entre outras. A
equidade busca diminuir as desigualdades no atendimento e, ao contrário do que parece, significa o respeito às diferenças e às distintas necessidades dos pacientes. Seria “tratar desigualmente os desiguais”, focando esforços especiais onde há maior carência. A
integralidade está relacionada com políticas públicas, tais como educação e preservação ambiental, para assegurar a garantia de qualidade de vida à população.
Com isso, busca-se evidenciar a responsabilidade e transparência que uma instituição do terceiro setor deve ter ao direcionar benefícios públicos para melhor atender as necessidades da população. A Reforma Psiquiátrica brasileira intenta buscar melhores condições de saúde e de vida para as pessoas que se encontram em sofrimento psíquico. O movimento inclui na agenda social temas primordiais ao debate, tais como cidadania e exclusão social, fazendo com que não se restrinja apenas ao setor de saúde, mas procurando abranger e implicar outros segmentos sociais no intuito de desenvolver estratégias que podem permitir a ampliação de suas fronteiras de atuação para além dos bem demarcados limites dos hospitais psiquiátricos e do meio acadêmico. Tal afirmação pressupõe investimentos prioritários de suporte para atender pacientes do Paraná e prezar por uma conscientização do uso de verba federal para o bem social.
Nós do
Hospital San Julian temos o compromisso com a saúde mental e também no destinamento de verba para melhor atender o terceiro setor. Estamos na luta por uma mente mais sã e consciente, uma mente mais San Julian!
_________________________________
Vale lembrar, que para conseguir um internamento pelo SUS se deve passar em um dos
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou em uma
unidade básica de saúde 24 horas. Se sua cidade não possui CAPS vá a um posto de saúde, lá provavelmente será agendada uma consulta com algum médico.
_________________________________