.
PROJETO:
Semeando Esperança Para Colher Transformações

O Projeto Semeando Esperança para Colher Transformações é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho – SEJUF, cujo objetivo é a execução de ações voltadas para potencializar a promoção da qualidade de vida e saúde mental dos adolescentes atendidos pelo Hospital San Julian, por meio da assistência e atendimento multidisciplinar, potencializando o resgate e a reinserção social.

Com foco no público alvo adolescente, e no desenvolvimento do projeto terapêutico específico desse público alvo, as ações do projeto objetivam ainda a identificação precoce de distúrbios e a definição das estratégias mais adequadas a permitirem o pleno desenvolvimento do adolescente, a reconstrução dos laços familiares fragilizados, o desenvolvimento das capacidades do indivíduo de perceberem a si próprios e de descobrirem novas habilidades e fontes saudáveis de prazer, o resgate do interesse pela educação, o desenvolvimento do autocontrole, e a potencialização do indivíduo em sua singularidade e identidade.

A seguir, apresentamos algumas das atividades desenvolvidas com os adolescentes internados para tratamento contra dependência química na Unidade Rached.

1 GRUPOS TERAPÊUTICOS COM OS PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA:

Terapia em grupo realizada pelos profissionais de psicologia, objetivando a melhora na identificação das emoções e o consequente controle comportamental dos adolescentes. Em alguns grupos específicos, são abordadas temáticas pertinentes ao momento da unidade, como na ocasião ilustrada na foto, na qual o psicólogo está abordando o tema “Respeito não tem cor”, iniciando a semana que realizamos para a conscientização da igualdade racial e de gênero.

2 GRUPO TERAPÊUTICO COM OS PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL:

Terapia em grupo realizada pelos profissionais de psicologia, objetivando a melhora na identificação das emoções e o consequente controle comportamental dos adolescentes. Em alguns grupos específicos, são abordadas temáticas pertinentes ao momento da unidade, como na ocasião ilustrada na foto, na qual o psicólogo está abordando o tema “Respeito não tem cor”, iniciando a semana que realizamos para a conscientização da igualdade racial e de gênero.

3 GRUPO COM EDUCADORES SOCIAIS:

Terapia em grupo realizada pela equipe de educadores sociais do Hospital San Julian, com abordagem voltada para esclarecer e orientar os adolescentes quanto as rotinas e regras da unidade, atividade denominada de “Normas e Combinados”, além do estabelecimento de vínculo entre o profissional e os adolescentes, permitindo a prevenção de conflitos e a comunicação como forma de obter um tratamento adequado e produtivo.

4 ATENDIMENTO FAMILIAR:

O atendimento aos familiares dos adolescentes em tratamento é realizado pela equipe multidisciplinar, visando prestar orientações quanto ao tratamento, sobre o período após a alta hospitalar, reinserção social, reflexão sobre o ambiente familiar e social onde o adolescente está inserido. A participação dos familiares nas reuniões é fundamental para alcançar o objetivo do tratamento, possibilitando a compreensão da doença por meio de diálogos e contribuindo de forma importante para a recuperação dos pacientes. É na família que as pessoas encontram conforto, confiança e motivação para poder continuar com o tratamento, motivados a protagonizar sua história.

5 ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

As atividades de educação física são realizadas com os adolescentes de segunda-feira a sábado, com o objetivo de aumentar a saúde física, o bem estar, melhorar a aptidão física e auxiliar nos aspectos psicobiológicos de cada adolescente, contribuindo para o controle da ansiedade e da depressão. São realizadas avaliações físicas e posteriormente são planejadas as melhores atividades a serem praticadas, levando em consideração as patologias, limitações físicas e aspectos psíquicos de cada adolescente.

6 ATIVIDADES DE TERAPIA OCUPACIONAL:

O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente. A produção de cartazes no momento do grupo ministrado pelos terapeutas ocupacionais traz temática de conscientizações e prevenções.

Momento registrado no grupo de relaxamento, ministrado pelo setor de terapia ocupacional, demonstrando que relaxar é essencial para a manutenção da saúde, além de ter também um papel de auxílio na prevenção da depressão e na melhoria do humor e memória.


Acima, o trabalho desenvolvido através da música, que pode possibilitar diversas formas de aprendizado, além de auxiliar na diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão; é possível também promover o relaxamento, e principalmente, o convívio em grupo respeitando o próximo e suas particularidades, proporcionando o bem estar físico e mental.

 

7 LAZER E SOCIALIZAÇÃO:

Atividades realizadas com os adolescentes, através de festas e brincadeiras periódicas, de acordo com a temática do momento (ex.: carnaval, páscoa, halloween, etc) visando a socialização dos próprios adolescentes e dos mesmos com a equipe multidisciplinar, desenvolvendo a afetividade, comunicação, trocas interpessoais e o exercício de respeito mútuo.

8 ATIVIDADE “CARTINHAS’:

A atividade denominada “Cartinhas” é realizada com os adolescentes em tratamento na Unidade Rached e tem por objetivo a confecção de cartas e desenhos destinadas para os familiares, amigos e até mesmo para si próprios, tendo por objetivo oportunizar aos adolescentes o contato com sentimentos como saudade, culpa, perdão, amor, bem como aproximação do vínculo familiar e estímulo à criatividade. A equipe terapêutica trabalha a importância da reinserção da família, como possibilidade de transformação.

 

Doações
Abra o Chat!
Olá, em que podemos lhe ajudar?
Olá,
Podemos lhe ajudar?