Programa de Relacionamento Organizacional (PRO)
O conceito de Programa de Relacionamento pode ser definido como um mecanismo que busca a aproximação maior entre marca, causa e sua base de doadores, oferecendo oportunidades e experiências diferenciadas. Torna-se imprescindível estruturar tal mecanismo pois garante o alinhamento de uma Cultura Organizacional. Observamos que o mercado já não possui uma característica predominantemente fordista (distanciando a necessidade de uma mão de obra qualificada) e sim, uma necessidade cada vez maior de um funcionário multifacetado (um trabalhador versátil, capaz de atuar em várias outras áreas além daquela na qual se especializou). Para além de contar com a sorte ou anúncios que consigam captar esse profissionais, acredita-se que uma cultura organizacional alinhada frente os objetivos da instituição, consiga promover um colaborador versátil e que atenda as respectivas expectativas.
Nesse sentido, nós do Hospital San Julian acreditamos que para alcançar um espaço que facilite a aplicação de um programa de relacionamento interno (tendo como objetivo princpal desenvolver seus funcionários) é necessário garantir um ambiente de saúde mental colaborativo.
Sabemos as dificuldades de transmissão da mensagem em um ambiente organizacional com muitos funcionários e setores. Apesar de contarmos muitas vezes com grupos de Whatsapp, programas internos que controlam as atividades e entrega de serviços, informativos impressos em ambientes estratégicos ou até mesmo materiais através das redes sociais da organização, a transmissão da causa e objetivos muitas vezes não se torna possível apenas através da tecnologia, mas de uma figura carismática. Os lideres carismáticos são sensíveis tanto as limitações ambientais quanto às necessidades de seus liderados, demonstrando um comportamento que articula uma visão atrativa. Ele comunica suas expectativas de alto desempenho e expressa total confiança sobre seus liderados que certamente irão conseguir alcançá-las. Nessa perspectiva, é através das palavras e ações que oferecem um sistema diferenciado de valores a ser seguido pelos liderados (Programa de Relacionamento Organizacional).
A liderança carismática correlaciona a altos índices de desempenho e satisfação plena entre os liderados. Alguns especialistas defendem que as pessoas podem obter um treinamento a fim de possuir um comportamento carismático e, desta forma, desfrutar dos benefícios de um líder carismático.
Internamente alinhamos como meta principal um mapeamento de atividades dos setores e um estímulo para criar entre nossos colaboradores a cultura da saúde mental, que tem como sinônimo a cultura do líder carismático. Sabendo que a saúde mental tem como valor principal estar bem consigo mesmo e com os outros, ter uma harmonia com seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções, e o líder carismático em articular os desejos de seus liderados e os seus próprios em obter alto desempenho, contruímos um programa que unifique tais características.
A estrutura é dividida em três fases: integração, absorção e compreensão. A integração do programa se resume em reuniões mensais com os líderes de cada setor, como por exemplo, setor da Zeladoria, setor da Costura, setor de Obras, Recursos Humanos e Manutenção (com aproximadamente 60 colaboradores no total) tendo um líder para cada setor (o que daria 5 líderes), garantindo maior efetividade de observação e compreensão do todo, no momento da discussão sobre as tarefas executadas pelo setor mensalmente e pontos observados como essenciais de mudança e melhoria no processo de trabalho. Dentro dessa observação realizada por cada líder carismático, é feito o preenchimento de um relatório entregue mensalmente:
1) Nome do líder do setor:
2) O setor que você lidera possui quantos colaboradores?
3) Dentro do seu setor existe uma rotina pré-estabelecida de trabalho ou procedimentos?
4) Qual é a forma que você ou sua equipe utiliza para demonstrar os trabalhos executados?
5)Caso você demonstre os trabalhos executados, em que frequencia isso é feito?
6) Como você avalia a interação entre as pessoas de sua equipe na melhoria dos trabalhos a serem feitos?
Essas perguntas são realizadas de maneira fechada, ou seja, para cada pergunta existe uma resposta a ser escolhida, não dando espaço para divagações ou fugas no escopo. O papel do líder é verificar a logística de seu setor e buscar melhorar o fluxo de trabalho (diferentemente de apontar defeitos em seus colegas de trabalho) garantindo o exercício da observação (perceber pontos que podem ser melhorados ou evidenciar aqueles que trazem benefícios para o Hospital com o trabalho em equipe realizado). O objetivo dessa sistemática é justamente desenvolver o olhar crítico do colaborador e a possibilidade de agregar autonomia para o profissional que detém o conhecimento da técnica sobre seu ofício. Dividir o papel do gestor entre colaboradores que já possuem o carisma entre a equipe, efetiva a presença do administrativo em mais lugares ao mesmo tempo.
Essa sistemática do Programa de Relacionamento aplicada internamente no Hospital, garante a contrução e alinhamento da comunicação interna sobre a causa do Hospital e suas respectivas metas
(absorção). Também construímos tal estrutura para que se adapte a diversas necessidades, para que o Hospital consiga promover a saúde mental em outros espaços institucionais.
Vivemos em uma realidade em que casos de depressão são cada vz mais frequentes no meio corporativo (segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, sendo que em 2016 afirmam que mais de 75 milhões de trabalhadores foram afastados de seus postos de trabalho pela doença em todo mundo). Diante de um quadro tão preocupante, tal realidade tem mudado o foco nas medidas de prevenção e cuidados adotados pelas empresas, com o objetivo de para além da melhora nas condições das estações de trabalho, os cuidados serem direcionados para aspectos mentais e psicossociais que colaboram com o adoecimento dos profissionais. Além da estrutura do Programa de Relacionamento envolver colaboradores chave na tomada de decisão (o que garante reconhecimento por parte da gestão frente aos mesmos) é evidenciar que a busca de resultado está no trabalho em equipe e na criatividade em facilitar processos (concepção), promovendo autonomia para os trabalhadores e um espaço de fala que possibilite emancipar o profissional como expert em sua área.
No caso do Hospital, temos como meta unificar tanto a compreensão da saúde mental (comunicação não-violenta) internamente, como externamente (seja em nossas redes sociais ou com nossos parceiros), para atingirmos a excelência. Desse modo, desenvolvemos uma sistemática colaborativa e não predatória, o que muitas vezes acaba dificultando o trabalho em equipe e não garante um espaço de saúde mental que ajude e escute os trabalhadores em suas necessidades.
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O Programa de Relacionamento comporta também os doadores (pessoa física e pessoa jurídica) e os aderentes a causa (entidades governamentais). Está interessado em saber como? entre em contato para mais informações!
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