"Gerador de Vidas" - Auxílio Emergencial e o Gerador de Energia
O sistema de energia elétrica é imprescindível dentro de um ambiente hospitalar, considerando que ele é o responsável por manter todos os equipamentos em perfeito funcionamento. Nos hospitais, centros médicos e nas clínicas de saúde, o gerador a diesel é usado para atender todas as demandas sem impedir o andamento das operações e garantir o fornecimento de energia confiável e segura.
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) padronizaram um Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar, com o objetivo de assegurar que todos os locais tenham um sistema integrado de emergência, para atuar em possíveis casos de queda ou interrupção de energia (além disso tornam-se sinônimo de maior tranquilidade para médicos, enfermeiros e pacientes).
Através da Portaria n°5 de 17 de agosto de 1992, do Ministério do trabalho, ficou estabelecido que a CIPA terá como obrigatoriedade adicional a confecção do “Mapa de Riscos”. Esse mapa, segundo o documento, deverá ser confeccionado com o auxílio do SESMT e terá como finalidade básica fazer uma representação gráfica do reconhecimento dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho, a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na Empresa. Os riscos devem ser simbolizados por círculos de três tamanhos: pequeno com diâmetro de 2,5cm; médio com diâmetro de 5cm e grande com diâmetro de 10cm, conforme sua gravidade e em cores, seguindo o tipo de risco, relacionados no quadro seguinte:
A distribuição de energia elétrica está diretamente ligada com o atendimento oferecido em: centros de diagnóstico, Pronto Socorro, Hemodiálise, Aparelhos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), salas de cirurgia, estoques de medicamentos, centrais de ar comprimido, entre muitos outros aparelhos.
Em caso de falta de energia, o grupo gerador será acionado imediatamente e todos os equipamentos serão ligados novamente, assim não comprometendo os procedimentos e as demandas. Além disso, esses geradores elétricos têm como responsabilidade o funcionamento da iluminação, da climatização e dos elevadores de todo o ambiente.
Foi publicado no dia 21 de maio a portaria n°1393, que dispõe sobre o auxílio financeiro emergencial às santas casas e aos hospitais filantrópicos sem fins lucrativos, que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS), no exercício de 2020, com o objetivo de auxiliar no controle do avanço da pandemia da covid-19. Essa afirmação exemplifica que as Unidades de Saúde que possuem vínculo 100% com o setor público, tiveram a chance de receber um subsídio federal para melhor atender seus pacientes (entendendo que as instituições do terceiro setor têm uma responsabilidade social).
O
Hospital San Julian se beneficiou com o auxílio emergencial para melhor estruturação, tendo como objetivo aumentar a qualidade em seu atendimento. A aquisição do gerador de energia foi de extrema importância, pois com isso fizemos a troca por equipamentos mais avançados que possibilitou maior tempo de durabilidade no equipamento e a folga de orçamento para investimentos prioritários em outros setores da instituição.
Importante observar que o auxílio emergencial atuou tanto para combater a pandemia quanto para melhor preparar as unidades de saúde pública. Além da conscientização sobre o uso de auxílios emergenciais, está na transparência da instituição evidenciar a sua direção financeira para melhor atender seus pacientes.