A Saúde Mental é Fundamental e precisamos cuidar
Você sabia que cerca de 5% da população apresenta um quadro depressivo agudo a cada ano? E que a chance de um adulto já ter enfrentado a depressão ao longo da vida varia de 12% a 25%, aumentando conforme a idade? Esses números revelam uma realidade preocupante sobre a saúde mental, que está profundamente interligada à saúde do corpo.
No Hospital San Julian, acreditamos que a saúde mental não deve ser vista como um problema isolado, mas sim como uma parte essencial do cuidado integral. Segundo o Dr. André Astete, psiquiatra do hospital, “A experiência mental não é distinta do resto da experiência do nosso organismo. Tudo que vivemos mentalmente tem uma base no nosso cérebro e alterações na saúde mental refletem o adoecimento do indivíduo de forma global.” Essa visão ressalta a importância de abordar a saúde mental de maneira holística, reconhecendo que um corpo saudável sustenta uma mente saudável.
Além disso, o Dr. André ressalta que “quando diagnosticamos um quadro de depressão, o risco dessa pessoa ter um infarto ou um AVC é equivalente ao impacto de ser fumante. A depressão é tão agressiva ao organismo quanto um maço de cigarro diário.”
É fundamental entender que as doenças mentais são comuns e impactam uma parcela significativa da população. Por exemplo, até 10% da população pode sofrer de timidez patológica, e cerca de 3% apresenta transtornos de pânico. “Ter conhecimento a respeito do comprometimento da saúde mental é uma cultura de alta relevância para os conhecimentos de saúde que qualquer pessoa deve ter”, afirma o Dr. André.
Para fortalecer a saúde mental e prevenir doenças, é vital adotar uma atitude proativa. Isso inclui manter uma boa nutrição, cultivar condicionamento físico, e prevenir patologias como diabetes e hipertensão. Além disso, construir uma rede de relações sociais sólidas e aprender a manejar o estresse são atitudes que promovem uma vida saudável.
O Dr. André conclui: “É sempre bom saber que existem profissionais preparados para nos orientar e ajudar a conduzir nossa vida mental de forma saudável sempre que precisamos deles.”