(41) 3673-8350
contato@sanjulian.org.br

Semana anti-tabagismo Hospital San Julian

Desde 1987, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reserva o dia 31 de maio para a conscientização dos malefícios do uso do cigarro, das doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Com o intuito de disseminar ainda mais o conhecimento sobre o tabagismo enquanto doença e toda a sua complexidade, desde a plantação de tabaco até o consumo final em todas as apresentações, a Unidade Jellinek para dependência química do Hospital San Julian promoveu várias atividades diferenciadas durante essa semana, com o intuito de promover conhecimento e crítica dos pacientes com relação a dependência do cigarro.

Foram realizados dois QUIZ, em forma de competição entre os 5 grupos da unidade. Foi entregue materiais de apoio e estudo, para que pudessem responder às questões. O primeiro teve como temática a saúde, importância do tratamento e normas e combinados da unidade. O segundo, o tabagismo foi o tema central, abrangendo todos os malefícios da doença, até as formas de apresentação, passando pela composição química e técnicas para ajudar a cessar o uso.

Também foi realizada uma gincana, para promover a integração da unidade, com atividades como “cabo de guerra”, “corrida do saco” e “corrida do ovo”. Para encerrar a gincana, também aproveitando a data do Dia do Desafio, todos os pacientes, de todas as unidade, foram conduzidos pelo Ed. Físico Sesóstris a uma aula de dança, onde foi reforçado a importância da atividade física para melhor qualidade de vida.

Aconteceu uma oficina, onde os pacientes foram convidados a produzir esculturas com o material reciclável com o tema ANTI-TABAGISMO. As esculturas foram avaliadas por uma comissão julgadora, após apresentação das mesmas e uma fala dos pacientes relacionada ao tema e reflexões sobre todo o conhecimento trabalhado na semana.

Para finalizar, no dia 31, recebemos a visita da Banda da Polícia que fez uma apresentação primorosa a todos os pacientes, de todas as unidades. Após isso, foi feita a contagem dos pontos de todas as atividades, para premiar o grupo vencedor com um lanche especial! Um show de talentos foi promovido, os pacientes aproveitaram a oportunidade para contar piadas, apresentar paródias e cover de músicas nacionais e internacionais, revelando grandes talentos!

O retorno dos pacientes foi positivo, uma forma mais interativa de trabalhar um tema tão fundamental para promoção da saúde, possibilitando o aprendizado e reflexão de forma lúdica, com entendimento da complexidade da doença e o saber que sim, é possível parar de fumar AGORA!

Autora: Psicóloga Ana Carolina Müller




Desenvolvido por - UmQuatroQuatro