(41) 3673-8350
contato@sanjulian.org.br

Reunião Rede de Saúde Mental realizada no Hospital San Julian

No dia 21 de maio foi realizada no Hospital San Julian uma reunião para discussão e alinhamento da Rede de Atenção à Saúde Mental.  A pauta, organização e as apresentações foram conduzidas pelo Consórcio Metropolitano de Saúde (COMESP) e Associação San Julian. A importância que a saúde mental ocupa atualmente no cenário dos municípios pode ser evidenciada pela forte adesão. Dentre as mais de 80 pessoas, estiveram presentes Secretários de Saúde, Coordenadores de Saúde Mental e outros profissionais ligados à saúde ou à organização do agendamento de consultas.

A mesa de abertura foi composta por membros do COMESP, 2.a Regional de Saúde e Associação San Julian. Dentre esses, estavam o Ricardo Sbalqueiro, diretor técnico da instituição hospitalar; Daniela França Cavalcante, diretora executiva do COMESP; Tatiana Kaestner, médica e membro da coordenação do COMESP; Naique Dellai, médica psiquiatra do COMESP; e José Dalmi Dissenha, diretor da 2.a Regional de Saúde do Estado do Paraná.

Após a formação da mesa, foram conduzidas apresentações e estatísticas acerca da Rede de Saúde Mental e dos atendimentos realizados no Hospital San Julian. A Dra Tatiana Kaestner e a Dra Naique Dellai fizeram uma exposição das potências e fragilidades atuais da Rede na região metropolitana. Na sequencia, foram delegadas tarefas às equipes de saúde presentes, e criação de Grupos de Trabalho para a continuidade do fortalecimento dos equipamentos da Rede. Esse grupo terá como missão manter uma frequência de Reuniões sediadas nos municípios da 2.a Regional, em um movimento migratório, para melhor observar as peculiaridades de cada região. Tarefas serão propostas a cada reunião para aumentar a potência da Rede.

Na sequencia, o Dr Ricardo Sbalqueiro expôs os números relativos aos atendimentos ambulatoriais e outros procedimentos realizados no Hospital. O San Julian oferece serviços ambulatoriais diariamente, 4 deles exclusivos ao COMESP. (Até o momento da Reunião, contudo, 3 estavam em funcionamento). Os municípios direcionam suas demandas ao Consórcio, e inserem os usuários no Sistema de agendamento e prontuário, ao qual o Hospital tem acesso. Dr Ricardo mostra índices de uso do serviço por cada município, estatísticas de diagnósticos, taxas de atendimentos efetuados e absenteísmo.

O clima de envolvimento e mútuo apoio dos presentes propiciou discussões para buscar soluções aos problemas apresentados. Muitos secretários e profissionais ocuparam o microfone para complementar e construir falas pertinentes, dando volume e acrescentando complexidade à Rede de Saúde. Por fim, o maior fruto produzido pela reunião é a integração e formação de uma identidade coletiva do grupo, para que a Força Tarefa formada no dia possa dar prosseguimento aos trabalhos.




Desenvolvido por - UmQuatroQuatro