(41) 3673-8350
contato@sanjulian.org.br

Passeata Janeiro Branco

Passeata Janeiro Branco

A saúde mental é um tema de preocupação bastante presente na sociedade de hoje. Na história da humanidade, nunca se deu tanta importância como na atualidade. A sociedade as políticas públicas cada vez mais valorizam os cuidados com o equilíbrio emocional e bem estar. Instituições de pesquisa e Universidades, bem como o Poder Público, investigam cientificamente e produzem assistência a população portadora de sofrimento mental. E essa preocupação se justifica pela alta prevalência dos transtornos. Cerca de 10% da população sofre com Depressão, em torno de 8% sofre com Transtorno de Ansiedade generalizada, 5% com Síndrome do Pânico, 10% com Dependência de Álcool, e outras.

Para auxiliar na conscientização da importância do cuidado à saúde mental foi criado, em 2014, o Janeiro Branco. Um movimento de abrangência Nacional inicialmente promovido em Uberlândia, Minas Gerais, e que, ano após ano, vem adquirindo maior visibilidade e mais parceiros na luta pela divulgação. As ações promovidas são as mais variadas, desde matérias jornalísticas, passeatas, palestras, mesas redondas e semanas de assistência.

A Associação San Julian participou das ações do Janeiro Branco com atividades de conscientização. Enquanto instituição de internamento, promoveu atividades educativas direcionadas aos pacientes hospitalizados, palestras, oficinas e grupos terapêuticos, e culminou com uma passeata pelo centro de Curitiba, formado por pacientes internados, familiares, voluntários e funcionários do hospital.

A ação da passeata ocorreu no dia 22 de janeiro, e contou com aproximadamente 100 pessoas. Inicialmente foram todos com ônibus locados pela instituição, já em clima de fraternidade e festividade, com a intenção de disseminar as mensagens de saúde e bem estar. Desde a saída do hospital, cada paciente carregou um balão branco cheio de gás hélio, amarrado a uma fita com mensagens de recuperação, resiliência, motivação, transformação. Em seguida o grupo todo desembarcou na Praça Osório, onde ocorreram falas de conscientização e motivação. Foi realizado um breve lanche, e prosseguiram todos em caminhada através da Rua XV, com destino à Praça Santos Andrade.

Ao longo da caminhada, o clima foi de alegria e perseverança, como deve ser o combate ao sofrimento. Liderando o grupo, estavam pacientes com faixas e cartazes simbolizando o Janeiro Branco. Logo atrás vieram a Banda de Percussão, composta por profissionais do hospital. Pacientes, familiares e funcionários dançaram ao ritmo da Bateria, cantando hinos dedicados à Saúde. Todos balançando os balões brancos, amarrados às mãos e flutuando na direção do céu. Apesar de longa, a caminhada foi gratificante, e representou a resiliência e esforço necessários para a conquista do equilíbrio e bem estar mental.

Chegando à Praça Santos Andrade, todos aproveitaram para o descanso e para finalizar a passeata, em um movimento simbólico muito gratificante. Todos, pacientes e funcionários, se empoderaram de folhetos explicando o movimento e passaram a entregar para os cidadãos que lá estavam ou transitavam. O médico psiquiatra Ricardo Sbalqueiro, diretor técnico do hospital, terminou o movimento com um discurso sobre a importância integradora do movimento. Sobre a necessidade da participação de todos para que a sociedade tenha acesso à mensagem, sobre a partilha da energia e afeto de cada um para que a construção tenha valor e potência, e sobre a força de vontade para que cada realização individual possa ser possível. Em suma, a força do indivíduo e a força da união.

Finalizando, todos fizeram uma contagem regressiva, e os balões foram soltos ao céu, carregando as mensagens, as esperanças, os desejos e a partilha de cada um. Afinal de contas, as mensagens contidas nas fitas foram escritas pelos próprios pacientes. Em algum lugar os balões se acomodaram, em busca de outra alma que possa se alimentar da mensagem.

*O hospital e os pacientes agradecem imensamente o apoio do Laboratório Aché que viabilizou a compra destes balões e do gás hélio. Com esse incentivo, a ação obteve maior notoriedade e brilho. Registramos nossa gratidão por acreditarem na instituição e na iniciativa deste importante evento.




Desenvolvido por - UmQuatroQuatro